Blog Section

Pós-operatório

O resultado de qualquer cirurgia plástica, para que atinja as expectativas tanto do paciente quanto do cirurgião, depende de uma série de fatores.
O corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar. O sistema imunológico fica abalado, a circulação sanguínea precisa trabalhar o dobro. A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande do paciente. Por esse motivo é importante seguir as orientações do médico no pré e pós-operatório.
Todo cuidado é pouco quando se trata de cirurgia plástica. Alguns pacientes sentem que estão recuperados e prontos para realizar diversas atividades, mas antes de qualquer iniciativa o paciente deve consultar o cirurgião plástico para definir quando se deve ou não voltar à vida normal.
Após a cirurgia plástica é hora de cuidar do pós-operatório e tudo deve ser seguido à risca para evitar abertura ou alargamento das cicatrizes, inflamações, inchaços e outras complicações.
Higiene – O primeiro banho deve ser morno e com um banco sempre por perto. As tonturas são muito comuns no primeiro dia. Geralmente acontecem náuseas, que são por causa da queda da pressão. Quando isso acontecer, fique em repouso sentada ou deitada por cerca de 5 minutos até a melhora.
Curativos – Eles devem ser realizados conforme as instruções do seu médico.
Exercícios – A cicatriz leva pelo menos 45 dias para ter uma força razoável. Evite movimentos que forcem a cicatriz.
Drenagem linfática – Existem alguns tratamentos estéticos que podem auxiliar na recuperação e ajudar o organismo nas suas funções, acelerando os resultados. Um deles é a drenagem linfática, massagem que auxilia o organismo na eliminação de líquidos e evita o aparecimento de fibroses. Ela é muito indicada em pós-operatórios de todas as cirurgias estéticas e reparadoras.
Orientações médicas – Siga todas as instruções de seu cirurgião sobre o pós-operatório. Assim você poderá evitar uma série de riscos a sua própria saúde, além de que os resultados serão muito mais satisfatórios.

Importante lembrar que todos os procedimentos indicados no pós-operatório necessita da permissão do cirurgião.