Plástica de Orelha

A orelha de abano gera um estigma no indivíduo desde criança com brincadeiras pejorativas entre os colegas de escola. A Correção de Orelha em Abano ou Otoplastia é a cirurgia que consiste em reposicionar a orelha mais próxima da cabeça, trazendo um aspecto bastante natural para a orelha e retirando este estigma que persegue a pessoa.

Para realizar este procedimento, deve-se refazer a curvatura da orelha que se encontra apagada e retirar (quando houver) o excesso de concha, deixando uma cicatriz na região posterior. A cirurgia geralmente é realizada em idade escolar, porém, poderá ocorrer tanto em crianças quanto em adultos.

Na primeira semana será orientado o uso de faixa elástica protegendo as orelhas e evitando que contusões locais durante o dia ou á noite possam comprometer o resultado. Durante o primeiro mês é sugerido o uso da mesma faixa à noite para dormir, e após este período devemos evitar qualquer tipo de trauma nas orelhas evitando a ruptura dos pontos internos e necessidade de recuperação, menos tardia. Portanto, ficar afastado de atividade física coletiva ou qualquer atividade que possa machucar as orelhas.

A coloração arroxeada deverá permanecer durante cerca de 60 dias, e após este período a cor irá voltando ao normal. A cirurgia poderá ser realizada sob anestesia local e sedação, ou geral, dependendo do caso, o afastamento de atividades será por volta de 7 dias.