Blog Section

Mamoplastia de Aumento

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia que tem por finalidade aumentar o tamanho dos seios por meio de implantes de silicone, mas também indicada para resolver diversas situações como:

Seios Tubulares

No caso de seios tubulares(pequenos e pontudos) há um desafio anatômico muito grande, uma vez que a mamoplastia de aumento pode contribuir em um grau limitado. A colocação do implante de silicone por trás do tecido mamário pode causar o efeito de “bolha dupla”, ou o implante pode provocar um montículo na parte superior do seio e a parte inferior pode não acompanhar o novo volume. Nestes casos, para se alcançar um resultado satisfatório, os cirurgiões trabalham cuidadosamente nas características individuais da paciente e na escolha do formato do implante de silicone.

Ptose Mamária (seios caídos)
Ptose é a queda mamária causada por fatores como gravidez, grande emagrecimento e idade. Seios que apresentam este problema, normalmente possuem um excesso de pele, sendo necessário a realização do procedimento de Mastopexia juntamente à mamoplastia de aumento, uma vez que reduz o excesso de pele e aprimora o aspecto do mamilo e o volume dos seios.

Seios assimétricos (seios de tamanhos diferentes)
Algumas mulheres podem desenvolver naturalmente seios assimétricos. Certas diferenças de tamanho são passíveis de correção com a colocação de próteses de silicone de diferentes tamanhos, pois é possível implantar uma prótese de silicone maior no seio menor, por exemplo . Caso a diferença seja muito aparente, é comum realizar uma cirurgia de mamoplastia de redução, a fim de reduzir o seio maior para tornando-o proporcional ao seio menor que recebeu o implante de silicone.

Seios com características diferentes
Na cirurgia plástica seios com características diferentes são comuns, principalmente quando isso se estende ao posicionamento dos mamilos, que por vezes podem apontar para baixo ou para fora. Embora o cirurgião possa fazer pequenos ajustes e posicionar os implantes de silicone para amenizar essa característica estética, provavelmente os seios continuarão a apresentar o mesmo problema após a mamoplastia de aumento, pois essa característica dificilmente pode ser eliminada.

Seios afastados entre si (seios distantes)
Aumentar os seios com próteses de silicone não significa que eles também se tornarão mais próximos, uma vez que as próteses de silicone não modificam a posição natural dos seios. O intuito de uma mamoplastia de aumento é aumentar os seios harmonizando a projeção da região. Portanto, se os seios forem muito espaçados antes da cirurgia, possivelmente permanecerão assim após.

Mamilos em posição contrária (mamilos invertidos)
A causa dos “mamilos invertidos” se dá devido ao encurtamento dos canais mamários, que forçam os mamilos para dentro da aréola. Os mamilos em posição contrária ou invertidos podem ser um dos sinais do câncer de mama, por isso aconselha-se a realização de consulta médica e exames regularmente. Os mamilos invertidos podem ser corrigidos através de mamoplastia de aumento, ou em procedimento isolado sem a inserção de prótese.

Aréolas grandes e largas
O aumento das aréolas geralmente ocorre em seios naturalmente grandes e após o processo de amamentação, sendo desproporcionais em relação ao tamanho dos seios. Durante o procedimento de mamoplastia de aumento, é possível reduzir o tamanho das aréolas para que se tornem proporcionais com o novo volume dos seios.

Reconstrução Mamária
A reconstrução mamária é um processo que requer a tomada de muitas decisões. Hoje em dia, grande parte das mulheres que realizaram mastectomia têm recomendação de reconstrução de mama.