Bioplastia

Com o envelhecimento a nossa pele diminui a hidratação e a elasticidade , o que contribui para o surgimento das rugas.
Para aquelas pessoas que não querem ou não tem indicação de se submeter a cirurgia plástica da face ou que querem retardá-la, uma das melhores opções terapêuticas é o preenchimento destas rugas ou vincos da pele.
Existem vários produtos no mercado com nomes comerciais dos mais variados sendo alguns temporários e outro definitivos, total ou parcialmente. Algumas das substâncias mais usadas são o ácido hialurônico e o metacrilato.
O preenchimento cutâneo e subcutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, depressões, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade, com consequente melhora do aspecto.
A aplicação é rápida, feita no consultório, durando de 15 a 30 minutos. A anestesia local é dispensável na maioria dos casos, mas para as pessoas mais sensíveis à dor, pode ser usada uma pomada anestésica ou o uso de anestesico injetável.
As principais indicações são o preenchimento do sulco naso-labial, das rugas glabelares (entre as sobrancelhas), das rugas frontais, peri-orbitais e peri-orais, e também o aumento do contorno e do volume dos lábios e de outras depressões da face e do corpo.
O ácido hialurônico é atualmente considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido muito utilizado. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, segunda camada da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia de 6 a 12 meses, sendo necessária nova aplicação após este período. É muito utilizado para o preenchimento dos sulcos nasogenianos e para aumento dos lábios, e também para aplicação em rugas finas, como aquelas ao redor dos olhos ou dos lábios.
Já o metacrilato é um preenchedor definitivo. Por não ser reabsorvido pelo organismo, seus resultados são duradouros e é mais utilizado para correção de sulcos profundos e para alteração do contorno corporal. A substância é aplicada mais profundamente e pode ser usada em maior volume, sendo utilizado junto com colágeno em concentraçao de 2 a 30%. Nesta concentração apresenta a absorção referente ao colágeno, restando em definitivo o volume do metacrilato injetado.
Após a aplicação, a área tratada fica vermelha e um pouco inchada, o que pode durar de dois a tres dias. A duração do efeito é individual e depende de muitos fatores, como o tipo de pele, a idade do paciente e até mesmo o estilo de vida.
A avaliação médica de cada caso definirá o melhor produto para você.