Blog Section

Antes da Cirurgia Plástica

Se você pretende se submeter a uma cirurgia plástica alguns detalhes devem ser observados, pois, habitualmente, passam desapercebidos, e em algumas situações são responsáveis por complicações e intercorrências no pós-operatório.
1 – PERDER PESO Se você desejar perder peso faça-o com bastante antecedência,. Lembre-se que isso deve ser um planejamento de meses para você não desnutrir seu corpo. Esta desnutrição poderá provocar anemia, inchaço acentuado no pós-operatório e algumas vezes problemas com a cicatrização. Jamais faça regime para perder peso nos quinze dias que antecedem a cirurgia.
2 – FUMANTE Se você é fumante crônica de mais de 10 cigarros por dia, não adianta você parar de fumar nos dias que antecedem a cirurgia, exceto se isto representar mais de 30 dias. Abaixo deste tempo não irá diminuir o risco das complicações que acometem mais nos fumantes, como necroses, problemas vasculares e pulmonares, pois os problemas que o cigarro causa no seu corpo são irreversíveis.
3 – CONTAMINAÇÕES Nos 30 dias que antecedem a cirurgia, evite visitar hospitais ou pessoas que estejam apresentando infecções. Desta maneira você reduz o risco de contaminação da sua pele e vias aéreas por bactérias hospitalares, que originam infecções graves.
4 – MEDICAMENTOS Não faça uso de qualquer medicamentos em qualquer tempo do pré operatõrio sem avisar seu médico. No caso dos medicamentos de uso contínuo (ex. para pressão alta, diabetes, antidepressivo, etc) ou seja, medicamentos de uso crônico, deverá tomá-los normalmente e seu médico orientará sobre o uso nos dias do pré e pós operatório imediatos.
5- ALIMENTAÇÃO Na semana que antecede a cirurgia a alimentação deverá ser normal, evitando-se alimentos muito condimentados (alho, cebola, pimenta), alimentos gordurosos ou doces.
.6- MENSTRUAÇÃO Você deverá estar fora do período menstrual, ou pelo menos não estar nos 3 a 5 dias que antecedem a menstruação e também nos 3 primeiros dias da menstruação, pois o inchaço e o sangramento poderão ser maiores.
7 – GRAVIDEZ Cuidado para não engravidar nos dias que antecedem a cirurgia. Lembre-se que o exame pré operatório realizado reflete a situação do dia. Por outro lado, a cirurgia poderá alterar o seu ciclo menstrual e conseqüentemente a data da ovulação.Se você faz uso de pílula anticoncepcional continue tomando normalmente, inclusive no dia da cirurgia. Pode-se optar por mudar o horário da tomada da pílula para a noite durante o mês da cirurgia para evitar esquecer no dia da cirurgia. Se você não usa pílula, previna-se em dobro e utilize métodos anticoncepcionais efetivos durante este mês.
8 – PÍLULA Para pacientes com sangramento excessivo na menstruação, o uso de pílula contínua por alguns meses pode ajudar a corrigir a anemia. Paciente que menstruarão logo após a cirurgia poderão também fazer uso contínuo de pílula evitando a menstruação neste primeiro mês. Converse com seu ginecologista.
9 – ESTADO PSICOLÓGICO O estado psicológico é fundamental para todo o pós-operatório. Estar de bem com a vida e feliz por realizar a cirurgia, com apoio da família, é muito importante Caso contrário, talvez não seja uma boa hora para operar.
Seguindo estas orientações diminui-se o risco de complicações tornando seu período de pós-operatório mais tranquilo e seguro.