Blog Section

Abdominoplastia

Abdominoplastia é o procedimento cirúrgico que tem como finalidade a remoção de gordura localizada, estrias e pele flácida no abdome inferior. Essa cirurgia não consegue eliminar as estrias da região lateral do corpo ou acima do umbigo. Como é um tratamento para flacidez, a abdominoplastia é bem diferente da lipoaspiração, que é indicada para excesso de gordura localizada onde há boa textura e elasticidade da pele.

Em caso de flacidez moderada, é indicada a cirurgia de miniabdominoplastia, onde existe apenas a retirada do tecido excessivo e a modelação do abdome. Já em casos em que o excesso é mais exagerado, o paciente é designado a realizar uma dermolipectomia clássica, em que se trabalha todo o abdome anterior com o tratamento da cicatriz umbilical.

O importante nessa cirurgia plástica não é o que se retira, mas a manutenção das proporções do corpo e de sua harmonia como um todo após o processo. Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Porém não é o peso perdido que define o resultado estético, mas as proporções que o abdome mantenha com o restante do tronco e membros. A cirurgia também corrige a flacidez muscular da parede abdominal que possa acompanhar os excessos de tecidos. Assim, podemos reposicionar os músculos retos do abdome que estejam afastados após uma gravidez, as distensões abdominais prolongadas ou mesmo alguma incompetência muscular. Como, também, trata-se de cirurgia de contorno, a abdominoplastia, muitas vezes, é acompanhada de lipoaspiração de flancos (porção lateral do abdome), dorso ou de outras áreas necessárias para a harmonia desse segmento corporal.