Blog Section

A importância dos exames pré-operatórios

Os exames solicitados antes da cirurgia, chamados de pré-operatório, são de extrema importância para reduzir o risco das complicações. Os exames podem ser genéricos, ou seja, aqueles que solicitamos em qualquer cirurgia ou exames específicos dependendo da área a ser operada.
Dos exames de sangue solicitados os mais importantes são: Hemograma – o qual nos diz se há anemia ou alguma infecção e; Coagulograma – Que nos mostra se há alguma alteração que aumente o risco de sangramento.
Outros exames poderão ser solicitados, como, por exemplo para vermos o funcionamento dos rins, se existe infecção urinária, diabetes e também exames para confirmar a presença do vírus da hepatite ou do HIV, perfil lipídico com colesterol e triglicerídeos (como rastreamento para dislipidemia), exames hormonais (tireóide, etc) e para mulheres em idade fértil, o exame para gravidez deverá ser solicitado.
Dos exames específicos as Ultrassonografias do abdome, da pelve e parede abdominal poderão ser solicitados em cirurgias maiores como plástica de abdome e lipoaspiração. Estes exames rastream alterações dentro do abdome como pedra na vesícula, cisto de ovário ou até mesmo um tumor dentro do abdome que ainda não deu sintomas, dentre outros.
Para cirurgia das mamas sempre solicitamos ultrassonografia e nas pacientes acima de 30 anos, também a mamografia. Quando forem encontradas alterações nos exames, deve-se encaminhar a paciente ao mastologista.
Outro exame de extrema importância é a avaliação cardiológica que deverá ser feita pelo cardiologista e este deverá solicitar os exames que achar conveniente para definir o risco cirúrgico, encaminhando uma carta de liberação.
Pacientes que apresentam doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial, asma, etc) e que tomam medicamentos de uso contínuo, deverão ter a orientação do especialista que acompanha a sua doença para saber como usar os medicamentos no período da cirurgia e do pós-operatório.